quarta-feira, 5 de março de 2008

Realidades opostas


‘Amanda e Monick’ é o vídeo de André Costa que será lançado dia 12, às 19h30, no Sesc
Lauricéia Barros lauriceia@db.com.br

O documentário aborda a vida de dois travestis, um professor e o outro aluno que vivem em realidades totalmente opostas, mas tem suas vidas cruzadas a partir do momento que entram na sala de aula. Amanda é professora de história para turmas de ensino médio e fundamental, tem todo apoio da família, dos alunos e dos amigos quanto a sua condição sexual.
Já Monick Macharrara cursa a 1ª série do ensino médio e é aluna de Amanda. Ganha a vida como garota de programa, foi totalmente rejeitada pela família devido a sua condição sexual e ainda tem que sofrer todos os maus tratos que a rua oferece. Vidas opostas que se cruzam quando ambos entram em sala de aula e ficam cara a cara com o preconceito.
"Amanda e Monick" tem 18 minutos de duração, foi rodado na cidade de Barra de São Miguel - Cariri da Paraíba, durante o mês de novembro de 2007 e finalizado em janeiro. A direção é de André da Costa Pinto; direção de fotografia: João Carlos Beltrão; direção de som: Guga S. Rocha; direção de Arte: Carlos Mosca; direção de produção: Carol Torquato e Henrique Neto.
O vídeo - Apresenta a história real de Amanda Costa e Monick Macharrara, dois travestis da cidade de Barra de São Miguel, no Cariri Paraibano, que vivem em realidades totalmente opostas, mas tem suas vidas cruzadas a partir do momento que entram na sala de aula.
O diretor imprimiu no vídeo a visão séria que o tema requer, dando voz a quem diariamente experimenta as conseqüências do preconceito sexual, sem transformá-los em estereótipos. Dessa forma, pretende-se despertar no público o sentimento de respeito por parte das pessoas acerca da condição sexual de cada um.
A trilha sonora é baseada na história dos dois travestis e surgiu de uma parceria entre o diretor e a banda campinense "Repercussão".
Esse será o segundo trabalho profissional de André da Costa Pinto, que recentemente recebeu do Curta Santos um prêmio especial do júri pela originalidade do documentário "A encomenda do Bicho Medonho", que também foi premiado no Jampa Vídeo 2007, além de ter participado de 12 dos maiores festivais de cinema do país e ter sido exibido nacionalmente pela TV Futura e pela TV Câmara.

Fonte: Diário da Borborema

Nenhum comentário: